quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Desenvolvendo uma equipe de louvor

por Andy Park

O texto a seguir é um resumo de um outro artigo maior escrito por Andy Park, intitulado: “A equipe de Louvor: Três Paradigmas.” Onde ele explica formas de se desenvolver uma equipe de louvor.

A importância e poder da música

Antes de decolarmos esta breve discussão sobre os diferentes elementos de uma equipe de louvor, e como desenvolvermos uma banda com qualidades, eu creio que é importante nos lembrarmos da importância e poder contidos na música.
Uma das razões porque devemos levar a sério nossa música, é que o mundo leva a sua música muito a sério. Estamos rodeados por música de excelente qualidade. Todo lugar onde vamos, ouvimos músicas feitas por profissionais, seja em um restaurante, um elevador, em nosso carro ou sala de televisão. Nós crescemos aprendendo a apreciar uma música bem tocada, e nós tocamos para pessoas que sabem reconhecer uma boa música quando a escutam.
Existe poder na música. Algumas canções têm a capacidade de quase nos transportar para uma realidade diferente, mesmo não sendo uma música Cristã. Porque todos nós temos a capacidade de nos lembrarmos, palavra por palavra, da letra de uma música que ouvimos a vários anos? Quando você acrescenta uma letra Cristã e o Espírito Santo a uma melodia, você está criando um poderoso pacote.
A música pode impactar as pessoas poderosamente, então temos que extrair o máximo disso. Talvez seja por isso que o salmista escreveu: “entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo” (Salmos 33:3 RA) e por isso, talvez Davi recrutou três líderes e uma equipe de louvor de 288 pessoas, e todos eram “instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres” (I CR 25:1-7). Davi entendeu o poder da música de adoração, quando tocada e cantada com arte.
Pense sobre isto na próxima vez que estiver ensaiando. Como você faria a preparação se fosse para apresentar-se diante do presidente, ou primeiro ministro, ou o rei de uma nação? Certamente você praticaria muito, porque gostaria de que tudo desse certo.
Muito bem, nós preparamos uma recepção para o Rei dos Reis pelo menos uma vez por semana. Nós lideramos reuniões que deveriam trazer honra para Ele e crescimento do Seu Reino em nossas vidas e em nossa comunidade. Nós oferecemos a Ele o melhor de tudo o que temos, incluindo nossa música. A qualidade de nossa música é uma declaração de que: “ Adorar a Deus é importante para nós e por isso vamos trabalhar duro e nos dedicarmos para soar o melhor possível.” Agora vamos voltar ao nosso assunto inicial, estabelecermos uma equipe de louvor de qualidade.

Começando do zero

Ninguém nunca me ensinou como liderar o louvor. Basicamente, eu não tinha a mínima idéia do que eu estava fazendo. Eu aprendi baseado em minha própria intuição e com o talento dos músicos que trabalhavam comigo, que me ajudaram a crescer em meu entendimento sobre como fazer arranjos. A necessidade de estar constantemente tentando e errando, transforma uma caminhada que já é lenta para ser percorrida, em algo ainda mais difícil. Gradualmente eu aprendi o básico do que cada instrumento deveria fazer, e uma linguagem correta que acompanha este processo. Através dos anos meus arranjos se tornaram um pouco melhores e mais limpos.
Por outro lado, teria sido ótimo receber algum tipo de treinamento, como os que são disponíveis hoje em dia. Mas eu também reconheço que aprendi fazendo. As vezes quando somos jogados no lado fundo da piscina, nos transformamos em grandes nadadores; certamente isto nos dá uma grande motivação para aprender!
Então não tenha medo de aprender fazendo, mesmo sabendo que os primeiros passos são lentos e assustadores. Você não vai chegar a lugar nenhum, a menos que dê um passo após o outro.

Não sinta-se intimidado

Poucos de nós seremos músicos profissionais de alto calibre. Enfrentamos um problema quando nos comparamos com aqueles que tem mais treinamento e habilidade. Resista a tentação de sentir-se desencorajado porque existe uma outra igreja na mesma rua que a sua, que tem uma ótima banda, e você não tem músicos com habilidade equivalente a deles. Seja feliz com o que Deus lhe deu, e com as pessoas que Ele colocou a seu redor no ministério da música. Deus concede dons e talentos de formas diferentes: “o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (I Co 12:7-11)
Nós não podemos mudar nosso passado nem o nível de dons que recebemos, mas se investimos bem todos os talentos que temos, Deus ficará feliz e certamente receberemos uma grande recompensa no céu. Então faça valer seu tempo de ensaio, e utilize-se da melhor forma dos recursos disponíveis a você.Seja corajoso! Dê passos e assuma o risco, não seja guiado pelo medo de fracassar. Eu poderia encher livros com todos os erros que cometi. Mas uma coisa eu aprendi, que se nunca me aventuro em águas não mapeadas, eu não estou realmente confiando em Deus. Toque com todo seu coração e prepare-se para uma longa caminhada. Então você verá os frutos do seu trabalho.
continua na próxima postagem...

Nenhum comentário: