terça-feira, 25 de setembro de 2007

Louvor e Adoração:quem, quando, onde e como...continuação

...continuação
Responsabilidade

Já vimos que agora temos o privilégio de desenpenhar o sacerdócio levítico, implícito, uma vez que passamos a crer no Senhor Jesus. Com esse privilégio passamos a ter igualmente, responsabilidades. Podemos observar o quanto eram cobrados os levitas no Antigo Testamento (Nm 18:23). Se temos agora o sacerdócio levítico, significa que temos um trabalho a fazer e estamos comprometidos na obra de Deus. Saiba que, mesmo que não o tenham chamado expressamente para participar do grupo de louvor da sua igreja, ao crer em Jesus você se torna um levita automaticamente. Isso mesmo, um levita!


Quando Louvar e Adorar?

Em nossa vida secular trabalhamos diariamente, temos vários compromissos, nos dedicamos a família, vivemos com afazeres os mais diversos. Na maioria das igrejas não há cultos diários, e mesmo que haja, não são durante as vinte e quatro horas do dia para que possamos encontrar o melhor horário, ou aquele que seja adequado às nossas possibilidades, diante de nossa rotina secular diária.
Vimos anteriormente que o nosso corpo agora é o templo do Espírito Santo. Se vamos ao templo (igreja) para louvar e adorar, mais ainda o poderemos fazer uma vez que o templo é o nosso próprio corpo.
Deus é espírito, e como tal devemos adorá-Lo.
Durante os cultos que oferecemos à Deus quase sempre seguimos uma certa liturgia que, muitas vezes nos faz esquecer ou desconcentrar do verdadeiro motivo pelo qual estamos na casa de Deus. E durante essa liturgia que passa pela abertura com oração, quase invariavelmente de súplica por várias coisas, cânticos, anúncios, apresentações, ofertas, orações específicas, palavra e encerramento, muitos se distraem ou se cansam, principalmente os visitantes, deixando de se alimentar da Palavra de Deus e de adorá-lo.
Praticamente todos os itens anteriores são petições que fazemos à Deus e, teoricamente, apenas no momento dos louvores e das ofertas (não os dízimos), é que oferecemos algo à Deus. Isso parece ser muito pouco, e mais, muito aquém do que o nosso Deus merece. É claro que estamos sempre procurando melhorar, e graças à Deus por sua infinita misericórdia e por seu olhar de amor. Pois vemos o aparente, porém, Ele vê os nossos coração e nossas verdadeiras intenções. Sabe quando estamos vedadeiramente O adorando, mesmo que o façamos em condições físicas desfavoráveis, e mesmo que aparentemente não pareça à vista de todos. Glória à Deus por isso!!! Pois somente Deus pode saber o que está nos nossos corações, e saber que O estamos adorando em espírito e em verdade.
Quando louvar e adorar? Bem, eu diria que em todo o tempo.


Onde Louvar e Adorar?

Parece ser bem sujestivo que o local de louvor e adoração seja na igreja, na casa de Deus. Obviamente a igreja, casa de Deus, casa de oração, como diz na Palavra de Deus, é um local de louvor e adoração a Deus. Mas seria muito limitado o poder louvar e adorar somente na igreja.
Onde louvar e adorar a Deus?
Aparentemente, parece ser uma pergunta de resposta óbvia. Praticamente todos os cristãos diriam que o local para louvor e adoração à Deus é na igreja: no templo. Com certeza a igreja é um local para louvar e adorar à Deus, mas não é o único local. No meu entender, podemos louvar e adorar a Deus em qualquer lugar que estivermos, até mesmo naqueles lugares onde, teoricamente, não se louva à Deus, como por exemplo, no sambódromo. Uma obra arquitetônica feita exclusivamente para ser o palco da festa carnal mais popular da cidade do Rio de Janeiro, onde anualmente acontece o desfile de carnaval. Nesse mesmo lugar são realizados eventos evangélicos que, entre outras coisas, são para louvar e adorar à Deus.
Mesmo nos lugares mais simples e cotidianos, como em elevadores, metrô, ônibus, carro, escola, shopping etc, temos a oportunidade de louvar e adorar à Deus, pois como foi dito anteriormente, segundo a Palavra de Deus, o nosso corpo é templo do Espírito Santo, e como templo, é um local de adoração. Portanto, podemos afirmar que a todo momento, seja onde for, temos a oportunidade de louvar e adorar à Deus, pois somos templos ambulantes, e nós mesmos devemos louvar e adorar nesse templo.
Os nossos procedimentos, ações, reações devem ser motivo de louvor e adoração, assim como nossas palavras. Tudo que nosso corpo fizer deve ser motivo de louvor e adoração, pois do templo do Espírito Santo não devieria emanar o que não fosse para louvor e adoração à Deus.


Como Louvar e Adorar?

Quando temos que executar uma tarefa, um serviço ou mesmo uma simples ação como abrir um produto enlatado, seguimos algum tipo de método, norma, sequência... algum tipo de padão, para que tenhamos êxito.
Podemos observar nos Evangelhos que Jesus não usava a mesma metodologia, a mesma forma ou os mesmos critérios para fazer os milagres que fez. Ao homem da mão ressequida disse simplesmente: “...Estende a tua mão...” (Mt 12:13). Ao paralítico Jesus disse: “Levanta-te...” (Mt 9:6). Ao servo do centurião, nem mesmo pronunciou alguma palavra que ordenasse a sua cura (Mt 8:13).
Ao cego em Betsaida, Jesus aplicou saliva em seus olhos (Mc 8:23-25). Fica claro nessas passagens e em muitas outras, que Jesus não fazia os milagres sempre da mesma maneira, utilizando uma mesma metodologia, ritual ou norma.
E como devemos louvar e adorar a Deus?
Creio firmemente que não existe uma única forma de se louvar e adorar a Deus. É bem verdade que encontramos algumas passagens na Palavra de Deus que descreve como se fazia, se faz e se fará o louvor e a adoração. Um exemplo de como Deus descreva uma cena de adoração está em Ap 4:10-11. O ato de se prostrar diante de Deus é, diria eu, uma forma clásica de se adorar a Deus, e na passagem acima referenciada, podemos observar claramente essa postura.
Certamente Deus é dígno de toda adoração e de todo louvor, e a Ele pertence toda a glória e majestade, força e poder. Devemos adorá-lo e louvá-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento. Mas podemos admitir que também não existe somente uma, ou duas ou três maneiras de adorar e louvar à Deus.
Isso seria uma limitação à nossa criatividade e singularidade. Deus nos fez únicos, e como tal temos nossas próprias expressões.
Podemos expressar nosso louvor e adoração à Deus de maneira diferentes, até mesmo extravagantes. Deus nos conhece e sabe se o que estamos fazendo é, verdadeiramente, para o Seu louvor e para Sua adoração.


Conclusão

Louvar e adorar à Deus é muito mais que simplesmente dizer certas palavra, fazer alguns gestos ou procedermos de uma maneira específica. O noss Deus nos fez seres inteligentes e criativos, nos deu a capacidade de nos expressarmos de maneira única muitas vezes, e por isso não consigo conceber um modelo para O louvar e O adorar. Penso que muitas vezes existe um pouco de esteriótipo em nossas atitudes e ações. Devemos apresentar e dar à Deus o que há de melhor em nós: nossa melhor adoração e o nosso melhor louvor. Creio firmemente que Deus se agrada disso, de oferecermos à Ele o que há de melhor em nós. Por fim, não devemos nos esquecer do bom censo, da ordem e da descência.
Deus nos abençoe!

Marco Tullio Azevedo Juric

Nenhum comentário: