quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Culto "Evangelístico" ou de "Adoração"

André Luiz M. Guimarães (REMAI)





Talvez esse seja um assunto que já tenha sido muito discutido em sua igreja, ou pode também ser um questionamento seu ante a tantos novos conceitos que temos recebido de muitos homens e mulheres de Deus em todo Brasil.
Gostaria que o texto abaixo fosse lido e também refletido... Em nossos dias temos ouvido um grande clamor de Deus acerca das vidas que estão se perdendo, e antes de entrar no assunto do título, gostaria de lançar uma pergunta no teu coração: "Você tem sido um discípulo de Jesus? Tem imitado o mestre em todas as coisas? Tem procurado ser à imagem e semelhança dele?. Agora, talvez você já esteja com uma "pulga atrás da orelha" e pode também estar se perguntando: "Onde esse cara pretende chegar?". O cerne da questão está num grande princípio que foi ensinado por Jesus: "O filho só pode fazer o que vir o Pai fazendo...". Desta forma, um filho espiritual se parecerá muito com o seu pai espiritual. Se somos espirituais, aqueles que ganhamos pra Cristo serão espirituais, pois eles se espelharão em nós. Podemos até citar Paulo neste momento:"sede meus imitadores, como eu sou de Cristo". É claro que alguns se perdem, e se o próprio Jesus foi traído, o que esperar de nós?

Presença Manifesta de Deus!

Sonho com um tipo de Culto onde a presença e unção do Espírito Santo seja tão marcante na igreja e nas nossas células, a ponto de não precisarmos de muitos métodos e esquemas pré-elaborados para a realização de nossos cultos. Desta forma nos tornaremos auxiliadores do Espírito Santo na obra que Ele quer fazer. Mas porque isso não acontece no nosso meio? Pergunto muito ao Pai: "Senhor, se eu não estou atraindo a tua Presença como eu deveria, o que falta em mim? Sede? Fome? Santidade?
Creio que a melhor forma de evangelismo é aquela em que as pessoas são impactadas pela presença de Deus, e não pelo estruturas de reuniões que criamos.
Creio que o maior anseio de todo jovem hoje é encontrar algo que preencha as suas vidas, e a fim de cumprir esse objetivo em suas vidas, eles estão dispostos a ir além da razão pra encontrar tal resposta... basta olharmos em volta e observarmos o vasto número de jovens que tem se interessado por ocultismo, magia negra, nova era, espiritismo, satanismo... sem contar outros tipos de fuga: drogas, sexo casual, sexo virtual, e outras coisas mais...
Ouvi de um irmão de nossa equipe um relato sobre o Avivamento de Gales que iniciou em 1904 no País de Gales. Este avivamento foi liderado por Evan Roberts, um jovem de apenas 26 anos, que também tinha em seu coração o mesmo anseio que muitos tem hoje: que Deus marcasse sua geração. Por esse propósito ele começou a orar por avivamento desde os 13 anos de idade. Tempos antes do avivamento iniciar, ele pediu que o Senhor pudesse lhe dar 100.000 almas. O avivamento chegou. Aconteciam cultos de avivamento todos os dias da semana. Em muitos deles não havia nem pregação. Eram cânticos e oração. E as pessoas iam sendo impactadas e salvas pela presença de Deus. Em menos de 2 meses de avivamento, já haviam na região 70.000 novos convertidos, que não se chegaram a Deus por causa de uma pregação eloqüente ou devido à uma mensagem evangelística de uma música de rock gospel. Se converteram por causa da densa presença de Deus em seus corações.
Sabemos que Deus está em todo lugar. Mas sabemos também, a partir de relatos do velho e novo testamento, que existiam certos momentos onde os sacerdotes não conseguiam entrar no templo por causa da Presença Manifesta de Deus. Algo que gosto de citar muito é o que ouvi de Tommy Tenney, no seu livro "Caçadores de Deus": "Sou grato pela unção, mas agora sei que Deus tem muito mais para nós: Ele mesmo. Ao invés de ficar buscando a unção, devíamos buscar a manifestação da presença e da glória de Deus.(...) A unção capacita a carne, e por isso cantamos ou pregamos melhor. Mas a "Glória" a consome! Que seja esta a sua busca: a glória de Deus! (...) Como você lida com a santidade e a glória de Deus? Até hoje, tudo tem sido feito do nosso "jeito", e Deus não vai permitir isto mais."

Buscando a Intimidade com Deus!

Onde você deseja estar daqui 1 ou 2 semanas... daqui 1 ou 2 meses ou até anos? Eu sei onde eu quero estar!!! Quero estar num lugar de excelência que Deus tem pra nós em todas as coisas: na adoração, intimidade, almas, partir do pão, poder de Deus, fluir do Espírito Santo... algo mais genuíno do que aquilo que vivenciamos hoje...algo que seja fruto de um avivamento que começa no nosso quarto... nas nossas casas... no nosso coração...
Muitas vezes perdemos muito tempo com discussões que não nos leva ao ponto que Deus quer nos colocar: a rendição total àquilo que Ele deseja fazer no nosso meio... Muitas vezes perdemos mais tempo ficando chateados com nossos pastores e líderes porque não sentimos essa presença em nosso meio, e gastamos muito pouco tempo em jejum e oração: a nossa busca particular. Quando fazemos isso, é como se os estivéssemos culpando por não termos o que gostaríamos de Deus em nossos cultos. Acontece que vou te contar uma novidade: a responsabilidade é de cada um de nós!!! Começa com a nossa fome... começa com a nossa sede de Deus.
Um alerta!!! Se você é uma pessoa que, como eu no passado, tem vivido de acampamentos em acampamentos. Tem recebido muito de Deus através de outros homens e mulheres de unção, e fica esperando uma próxima oportunidade pra ficar "cheio de Deus" novamente. Então você não é um discípulo de Jesus... você é da multidão que só estava com ele quando realizava milagres, curas e prodígios, quanto muito você pode até ser um seguidor ocasional... mas nunca um discípulo. Pois o discípulo sabia o tempo todo onde é que o mestre estava, e quando se perdia do mestre, não perdia tempo e já ia logo procurá-lo. Os discípulos tinham uma comunhão dia-a-dia com o mestre.

O que falta então???

O que as pessoas mais estão precisando hoje não é de uma piadinha legal,músicas agitadas, uma ilustração impactante, ou um apelo que toque suas emoções... o que elas estão precisando é da presença de Deus... e isso eu só posso transmitir se estiver cheio dessa presença...
Daqui pra frente, antes de perguntarmos como estão as nossas igrejas, vamos perguntar a Deus como está a nossa vida. Temos sido um manancial de águas vivas ou um sepulcro caiado? Temos sido legítimos seguidores ou inveterados fariseus?
Ouvi recentemente de minha pastora que tudo o que fazemos em nossa vida sem pedir a direção de Deus é pecado!!! Realmente fui muito edificado. Pois muitas vezes as coisas parecem ser boas em si mesmas e talvez até sejam vontade de Deus, mas ainda não é o tempo de Deus. E quando fazemos o que Deus quer no tempo errado, atrasamos o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas. Estejamos então sempre perguntando o que podemos fazer e creio que se o nossos corações estiverem limpos Deus se manifestará em nós e através de nós, e não mais teremos que criar fórmulas ou conceitos de cultos, mas os cultos serão uma manifestação da presença de Deus em todo instante que estivermos ali!!!
Um abraço a todos e tenham uma ótima semana.


(Ilustração: "The Emerald Throne of Almighty God" usada por permissão de Pat Marvenko Smith, copyright 1992. http://www.revelationillustrated.com)

Nenhum comentário: